História e Culto de Organização da Segunda Igreja Batista em Vila Vitória 17/12/2022
MIN.: EVANGELISMO E MISSÕES
21 DEZ ÀS 10:09
Acostumado a trabalhar com seus pais, o evangelista Manoel Martins e Ruth Martins com implantação de igrejas e evangelismo, o irmão Manoel Filho desejou no seu coração abrir uma Frente Missionária.
Esse desejo logo foi compartilhado com sua esposa Francisca Neres e seus filhos: Ariel Martins e Eliel Martins. E mais tarde com sua mãe irmã Ruth. Nesta época o irmão era membro da Igreja Batista Shekiná no bairro Jardim São Cristovão, o mesmo também era seminarista no Seminário Batista Teológico em São Luís. Quando todos os alunos foram desafiados durante o período da cadeira de evangelismo a abrirem uma frente missionária, o irmão Manoel, cumprindo o ide de Jesus, aceitou o desafio.
Primeiro conversou com o pastor Antônio Câmara e recebeu apoio e incentivo do mesmo. Veio logo em seguida com pesquisa da área que já havia visitado, assim fez durante uma semana verificando quantas igrejas havia, bem como terrenos no local.
Então encontrou uma antiga vizinha do bairro onde morava, a senhora Gildete, que cedeu sua residência para o primeiro culto evangelístico que seria seu aniversário. O mensageiro dessa noite foi o pastor Nonato do Monte, segundo pastor da SIB, nessa época.
Então, reuniram-se os irmãos da Igreja Batista Shekiná e o Vocal Luz do Mundo da SIB, que era liderado pela irmã Mirian Martins e participaram os seguintes irmãos: Mirian Martins, Ruth Martins, Raimunda Martins, Lidiane Santos, Kátia Serra, Dalva Serra, Rute Helena Matos, Iguaraci Correia, Ribamar Martins, João Colins, Joab Rêgo, Flávio Rêgo, Cícero Rêgo e mais tarde Audrey Matheus Martins (primeiro no ventre e depois acompanhando sua mãe). O Vocal Luz do Mundo teve participação efetiva no evangelismo todos os domingos à tarde na Vila. E a música: Marca de Cristo marcou a trajetória da Vila Vitória.
Logo, o pastor Enoc Vieira prontamente deu apoio a este trabalho, o irmão Manoel Filho e família solicitaram transferência para a SIB, e ele tornou-se seminarista da SIB recebendo apoio financeiro para transporte. Foi alugado um ponto comercial em frente ao terreno que seria a futura congregação. Nesse local eram realizados cultos nas terças e quintas-feiras e aos domingos Escola Bíblica para as crianças pela manhã e culto evangelístico à noite. Alguns dias depois a senhora Gildete se converteu, tornando-se a primeira convertida e membro fundadora dessa frente missionária.
Um tempo depois foi comprado um terreno na avenida Principal, no qual haviam pessoas interessadas em comprá-lo pelo valor de R$5.000,00 com a finalidade de formar um clube festa no local, porém o Senhor providenciou tudo e compramos o terreno por R$3.000,00 com a contribuição do Vocal Luz do Mundo, dos irmãos Mirathan Martins e sua esposa Arinildene Martins, Merentina Martins, Marilene Martins e a SIB.
Neste período foi realizado o primeiro Natal de rua com uma cantata organizada pelo vocal e as crianças do bairro com o tema: Jesus é o Natal. Foram distribuídos brinquedos e cestas básicas. Foi construído um pequeno salão para realização dos cultos.
Em dezembro de 2005 foi organizada a Congregação Batista em Vila Vitória. Juntaram-se ali também alguns irmãos da Igreja Batista Monte das Oliveiras que expressa sincero agradecimento a Deus por os sustentar aos seus pais Manoel e Ruth Martins, pelos ensinamentos ao Vocal Luz do Mundo, ao Pr. Enoc Vieira, aos irmãos Mirathan, MCM, Arinildene, Merentina, Placídia, Marilene que os apoiaram financeiramente na compra e construção, a União Missionária de Homens da SIB, em particular aos irmãos Vital, Ribamar Martins, Edmilson, Raimundo Rosa e André pelo apoio na construção, a irmã Rosa da Assembleia de Deus que sempre dava água e comida nos dias de trabalho, a sua esposa Francisca Neres Companheira de todos os momentos com seus filhos que ainda pequenos sempre os acompanhavam nessa trajetória tão sonhada.
Em 2010, o casal Agenir e Adelaide Ferreira foram enviados por Deus através da SIB São Luís para assumir a direção dos trabalhos no decorrer dos anos. Entre tantas conquistas, houve as mais significativas como a conversão de muitas vidas, batismos, cruzadas evangelísticas, ampliação da congregação, colocação do piso e construção deste templo.
Em 2014 com a chegada do pastor Anderson Cavalcanti, os irmãos Agenir e Adelaide foram desafiados a se capacitar, aprimorar seus conhecimentos e foram enviados ao Seminário Teológico Batista de São Luís e no dia 5 de dezembro de 2018 concluíram com êxito para a glória de Deus.
E hoje dia 17 de dezembro de 2022 esta congregação se torna Segunda Igreja Batista em Vila Vitória com cerca de 35 membros para a continuidade da propagação do evangelho.
A Deus toda honra e toda glória para sempre. Amém!
Texto baseado em relatos do Pr. Manoel Martins Filho, Adelaide e Agenir Ferreira e registro de Atas da Segunda Igreja Batista de São Luís.