Home / A Igreja / Palavra Pastoral

ANUNCIEMOS O AMOR GRACIOSO

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós;”. (1 João 3.16a)

É tempo de gratidão ao bom Deus pelas bençãos recebidas no ano de 2024. Também é tempo de renovar a esperança no Senhor nosso Deus para os 365 dias do novo ano que Ele nos presenteia. Cada dia é uma dádiva do Senhor para seus filhos e sua criação.

As expectativas para o ano de 2025 devem ser cativas ao Senhor nosso Deus que em sua vontade para as nossas vidas é idealizado algo bom, agradável e perfeito. É tempo de renovar a esperança no Deus todo-poderoso por dias melhores e pelas novas oportunidades de propagação do amor gracioso de Jesus Cristo ao mundo inteiro.

É possível observar da divisa em 1 João 3:16 que o evangelista aproveita o extraordinário exemplo de Cristo para nos desafiar a fazer a mesma coisa com o nosso semelhante. Ele destaca na parte “B” do verso que “... devemos dar a vida pelos irmãos”.

Vale a pena refletir a partir do texto sobre a generosidade de Deus em se doar em amor gracioso para proporcionar vida plena e abundante a todo aquele que crer. É para este propósito que somos alcançados e chamados a viver, propagando/anunciando o amor gracioso do Senhor que nos foi presenteado.

O texto de Atos 20:35, o apóstolo Paulo, usando as palavras de Jesus, vai dizer que é melhor dar (partilhar, doar, presentear), do que receber. Sejamos eu e você na caminhada cristã doadores do amor de Cristo. Como na simbologia da doação de sangue, que diz sobre a vida, presenteemos a dádiva graciosa de Deus aos homens.

O pastor Márcio Santos, executivo da Convenção Mineira, coloca no Jornal Batista de 01/12/24 que “na relação da criatura com o Criador, não cabe a proposta pós-moderna do hedonismo, narcisismo e antropocentrismo, que tem furtado a essência do próprio ser humano e o levado para os porões escuros do egoísmo, que derrama um sentimento de vazio e falta de sentido de vida em nossos corações. Ou seja, quanto mais vivemos para servir a nós mesmos, mais convivemos com um sentimento de vazio e falta de sentido de vida. Ao passo que, ao servir e cuidar do nosso próximo, mais sentido de vida e felicidade genuína experimentaremos”.

O pastor Márcio Santos continua sua reflexão ressaltando que “não está falando somente em doação material, mas também quando doa-se atenção, bondade, gentileza e solidariedade, acabamos sendo beneficiados pelo prazer incomparável de doar. E podemos concluir que dar é receber, ou seja, eu recebo muita satisfação e felicidade quando sou um doador”.

É nesta perspectiva de doação em amor que somos desafiados pela divisa em 1 João 3:16 e proposta da temática anual para 2025. Devemos eu e você, famílias SIB de São Luís, no doar em amor para o nosso próximo. Sejamos famílias abençoadoras para muitas outras famílias durante todo o novo ano.

“Ao escrevermos as páginas do ano de 2025, lembremos de usar a tinta do amor para que as páginas mais significativas e marcantes da nossa existência sejam escritas nesse ano. Vamos exercitar a generosidade e graciosidade e perceber que essas ações irão alegrar e aliviar o fardo do nosso próximo e, consequentemente, colheremos experiências únicas que irão marcar profundamente nossa caminhada com Cristo e nos fará pessoas mais felizes”. Que o bom Deus nos abençoe e nos ajude nesta nova jornada!

No amor de Cristo,

Feliz 2025 com Jesus!

Pr. Anderson, Jucineuza, Melinda e Nicole Cavalcanti – SIB de São Luís