Home / Acontece / Textos e Reflexões

A FASCINANTE HISTÓRIA DA RENDENÇÃO

O quadro inteiro da história da redenção aponta para o Deus infinitamente sábio, poderoso e amoroso. Tudo começa ainda no Éden (Gn 3.15), quando Deus prometeu enviar aquele que seria o redentor da humanidade caída por causa do pecado. O pecado do homem jamais seria capaz de frustrar o plano eterno e soberano de Deus, pelo contrário, toda a narrativa bíblica aponta para o cordeiro de Deus que tira o pecado mundo.
A obra de redenção foi preparada antes mesmo da fundação do mundo. O texto bíblico é enfático, “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus”. (1Pe 18-21)
A primeira Páscoa (Êx 12), instituída e celebrada pelo povo hebreu como símbolo da libertação da escravidão do Egito aponta para algo bem maior e mais profundo. O sangue do cordeiro é o fio condutor desta história de Graça, amor e esperança. Aquilo que era sombra no Antigo Testamento, no Novo Testamento fica evidente, “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). Jesus, o eterno filho de Deus derramou seu precioso sangue no calvário para nossa redenção, “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Cl 1.13- 14). Embora desprezado, foi o castigo que lhe foi imposto que nos trouxe paz com Deus.
Porém, Cristo triunfou sobre a morte! O túmulo está vazio, ao terceiro dia Ele ressuscitou vencendo o poder do pecado e da morte. “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus
Pai” (Fp 2.9-11).
Celebremos a Páscoa com a devida reverência, cientes do seu verdadeiro significado e gratos pelo seu eterno amor! Aleluia, Cristo vive!


Em Cristo, Pr. Thiago Neves,
Ministro de Educação Cristã.

THIAGO NEVES CARVALHO

Ver todos os textos e reflexões.