Home / Acontece / Textos e Reflexões

PERTENCIMENTO – UMA FAMÍLIA CENTRADA NO EVANGELHO

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”. (1Pedro 2.9-10)

As pessoas foram criadas para viver em comunidade. O Deus Triúno é um Deus relacional, e ele nos criou para o relacionamento. As pessoas querem ser conhecidas, querem conhecer outras pessoas, e precisam de amigos, as redes sociais por exemplo revelam isso. Deus também nos deu esse anseio por comunidade, e nos deu também o lugar onde esse anseio há de ser satisfeito: a igreja. Somos reconciliados com Deus e uns com os outros através do evangelho. Ele nos providencia o lugar, porém cabe a nós nos comprometermos com o pertencimento (Efésios 4.2).

Nesse sentido, é imprescindível ver a igreja do ponto de vista de Jesus. Portanto, é necessário vê-la por meio das lentes da Bíblia. E isso significa ver a igreja com alegria. Pertencer a uma igreja significa dedicar sua vida a uma comunidade centrada no evangelho, onde um serve o outro com alegria e a missão de Cristo é levada adiante por todos. O evangelho deve naturalmente causar em nós uma “alegria exuberante” quando consideramos o que Deus fez por nós em Cristo.

É um privilégio fazer parte do povo da nova aliança de Deus, fazer parte daqueles que foram salvos mediante o arrependimento e a fé em Cristo Jesus, daqueles que contam com a presença do Espírito Santo, que se reúnem em ajuntamentos locais, que se ajuntam para ouvir a pregação da Palavra, que se envolvem no culto e na adoração comunitária, que são liderados por pastores qualificados, que desfrutam das maravilhas do batismo e da ceia do Senhor.

Precisamos superar alguns obstáculos a fim de podermos viver como igreja.

1. SENSACIONALISMO à Muitos cristãos estão fissurados por espetáculos.
As pessoas estão aficionadas por adrenalina. A rotina da igreja local não se torna estimulante para o envolvimento. A busca constante por algo maior, mais elevado e extraordinário é extenuante.

2. MISTICISMO à Ao falar do Espírito Santo, muitos pensam em experiências místicas, milagrosas e privadas. Um cristão cheio de Espírito Santo vive (Gálatas 5.22).

3. IDEALISMO à “Aquele que ama mais seu ideal de comunidade do que a comunidade em si se torna o carrasco desta, mesmo que suas intenções pessoais sejam as mais honestas, sinceras e sacrificiais” (Dietrich Bonhoffer. Vida em Comunhão).

4. INDIVIDUALISMO à Sem perceber muitos vivem isolados, sem experimentar a beleza da comunidade bíblica. A tecnologia não provê o que nossos corações anseiam. Ela pode fortalecer relacionamentos, mas é incapaz de substituí-los.

Deus em Cristo nos abençoe e nos ajude no cumprimento do primeiro privilégio-responsabilidade do membro de uma igreja: pertencimento! AME SUA IGREJA!

Pr. Thiago Neves Carvalho, Educador Cristão da SIB de São Luís!

THIAGO NEVES CARVALHO

Ver todos os textos e reflexões.