Home / Acontece / Textos e Reflexões

ACOLHIMENTO - Hospitalidade Centrada na Graça

“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem”. (Tiago 2.1,8)

 

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra acolher significa "oferecer refúgio, proteção, conforto e amparo". Na igreja, é o ato no qual sinalizamos com palavras e com obras que a pessoa recém-chegada é bem-vinda na casa do Pai e entre nós que somos a comunidade cristã. Um recém-chegado, seja ele um novo convertido ou alguém proveniente do movimento evangélico, é como um recém-nascido que precisa do cuidado para que consiga estar entre nós. Por isso:

 

  1. Hospitalidade centrada na graça demonstra um povo acolhedor (Tg 2.4-5)
  2. Hospitalidade centrada na graça produz leite espiritual (1Pe 2.2-3)
  3. Hospitalidade centrada na graça apresenta o evangelho (Rm 1.16)

 

É preciso enfatizar que a hospitalidade centrada na graça enfrenta alguns desafios que podem ser citados: 1) Emoções e pensamentos conflitantes (Jo 16.33; 2Co 4.17); 2) Imposição do passado (Rm 8.; 2Co 5.17); 3) Pressão da família ou dos amigos (Lc 14.26-27); 4) Integração (Sl 133.1; At 2.42-44); 5) Lidar com algumas dificuldades que envolvem a fé (2Co 4.17); 6) Compreender as Escrituras (Sl 119.105; At 8.30-31).

 

Se observamos estas instruções e praticarmos estes ensinamentos, certamente teremos mais eficácia no acolhimento e, com amor, proporcionaremos um ambiente melhor para que pecadores atraídos pela Graça de Deus possam encontrar, em nosso meio, um ambiente adequado para pertencerem e serem discipulados para a glória de Deus.

 

Devemos Refletir com regularidade como Cristo nos acolheu tão gentil e graciosamente; devemos acolher os outros com o mesmo carinho e hospitalidade; Peçamos a Deus que nos sonde e nos mostre qualquer preconceito ou orgulho que há em nós; Nos cultos ou reuniões da igreja estejamos sempre atentos àqueles que estão sozinhos; Consideremos fazer parte de ministérios envolvidos com hospitalidade; Oremos para que nós, nossos pastores e toda igreja reflitam verdadeiramente o ministério de Jesus. Oremos para que nós, que fomos acolhidos no reino de Cristo, coloquemos sua graciosa hospitalidade em evidência.

Sejamos uma Igreja acolhedora! Deus abençoe nossa amada SIB de São Luís!

 

Irmã Helena Flora Neves Sousa, Educadora Cristã!

 

HELENA FLORA NEVES SOUSA

Ver todos os textos e reflexões.